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Fórum reúne empresas pelo desenvolvimento social

Paula Crepaldi, para o Ethos

As empresas da cidade de São Paulo contam, a partir de agora, com uma iniciativa que vai tornar ainda mais articulados e eficientes os investimentos sociais e ações desenvolvidos por essas organizações no município. O Movimento Nossa São Paulo e o Instituto Ethos lançaram o Fórum Empresarial de Apoio à Cidade de São Paulo na sexta-feira, 14 de maio, no último dia da Conferência Internacional 2010 do Instituto Ethos. O Fórum tem como objetivos sensibilizar, mobilizar e assessorar as empresas para que atuem pelo desenvolvimento justo e sustentável da capital paulista. A iniciativa já conta com a participação de 21 empresas.

“Nosso problema é desperdiçar esforços, é atuar de forma isolada, e o Fórum busca uma forma inteligente de agir”, destacou o vice-presidente executivo do Instituto Ethos, Paulo Itacarambi. “O poder público certamente não tem orçamento infinito para realizar tudo o que precisa em São Paulo” e o Fórum oferece a oportunidade para as empresas saberem o que “já realizam e o que pode ser feito (pela cidade)”, destacou Oded Grajew, do Movimento Nossa São Paulo e presidente do Ethos.

Maurício Broinizi, secretário executivo do Nossa São Paulo, explicou que o Fórum permitirá às empresas planejar as ações com base no que já está previsto no plano de metas da Prefeitura de São Paulo (Agenda 2012), ao mesmo tempo em que vão contar com indicadores e pesquisas sobre a cidade já elaborados pelo Nossa São Paulo e por outras organizações. “A ideia é que, com indicadores e dados de orçamento, a gente visualize as necessidades, as prioridades”, acrescentou.

Para apoiar a articulação dessa rede empresarial de apoio a São Paulo e potencializar as ações das empresas participantes, as duas organizações lançaram também um site do Fórum, que reúne as boas práticas já desenvolvidas e também permitirá a troca de experiências de forma virtual.  No mesmo evento, o Ethos lançou o Grupo de Trabalho Empresas e Desenvolvimento Territorial Sustentável, que tem como objetivo criar ações coordenadas entre empresas, sociedade civil e governos para promover o desenvolvimento sustentável das cidades. Nove empresas já assinaram a agenda de compromissos que vai nortear o GT.

Para ilustrar possíveis ações sustentáveis, foi apresentada a campanha do Grupo Pão de Açúcar para conscientizar a sociedade sobre as vagas exclusivas de estacionamento para idosos e cadeirantes. O grupo desenvolveu uma campanha já iniciada nos supermercados da rede, que inclui material publicitário e camisetas.

Após a exposição, Grajew explicou que, como participante do Fórum, o Pão de Açúcar permite que qualquer empresa utilize o mesmo modelo de material, trocando apenas o logotipo, sem precisar mencionar o nome do Grupo. A iniciativa é um exemplo de como o trabalho articulado vai permitir que as empresas repliquem iniciativas e economizem recursos. (Envolverde)

Imagem por Clovis Fabiano

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